quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Processo

“1999=10” foi-se revelando a cada ensaio. Para esta empreitada tínhamos ternos, cinco intérpretes curiosos, uma diretora ávida por movimento e muitos, muitos espaços vazios.

De um desejo de experimentar a palavra e o corpo, brotaram oito singelos minutos daquilo que poderia um dia se tornar uma cena. Logo, logo, os riscos ficariam maiores e com eles a responsabilidade. Nada de desânimo! Isso era o que de fato nos movia. Nossa inquietação ainda não estava nomeada e talvez nunca chegasse a ser. A incerteza e o frescor nos levavam a lugares improváveis e inesperados da criação. Aos poucos o rascunho tomava dimensões e o que antes soava como um despretensioso borrão, agora ganhava corpo. Chegamos ao final dos 15 do segundo tempo, pontualmente satisfeitos, como quem sai vitorioso de mais uma partida de futebol.

Mas ainda era cedo para comemorar. O Campeonato não havia chegado ao fim. Tínhamos um desafio maior pela frente: partir da Cena ao espetáculo. A banca perguntava afoita: “O que pretendem fazer com isso?”; “Para onde vão com esse material?”. E eu respondia: “Não sei, ele é que vai me dizer. Como posso saber algo que está em processo. Não é essa a máxima da criação?”; “Não é essa a proposta do ‘Cena-Espetáculo’?”

Como diretora tenho uma convivência adquirida por afinidades com os intérpretes da cena. Nosso processo de criação foi nos deixar levar, tanto na direção como na interpretação. Falando assim parece tarefa fácil, mas por trás disso há anos de trabalho.

A habilidade no movimento me fez experimentar outras linguagens, o que é sempre um risco. E esse agrupamento gosta disso. O acerto ou engano faz parte do processo. Na arte não lidamos objetivamente com a vida e sim “sob” “sobre”, “dentro”, “fora”, “atrás”, “longe”, “perto” dela. O espetáculo seguiu seu rumo natural, arejado, cheio de frestas! Provocamos a inversão, ficamos à deriva, mas sempre em movimento! Afinal, o prazer está exatamente em não saber ao certo para onde estávamos indo.

Nenhum comentário: